top of page

PADRÃO OFICIAL DA RAÇA

GRUPO 1

Padrão FCI 39

28/11/2003

Classificação F.C.I.:

Grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto Boiadeiros Suíços)

Seção 1 - Cães Pastores

Padrão FCI n o 39 - 28 de novembro de 2003.

País de origem: Grã-Bretanha

Nome no país de origem: Welsh Corgi Pembroke

Utilização: Pastoreio

​

 

 

​

APARÊNCIA GERAL: de membros curtos, forte, de constituição robusta, esperto e ativo, passando a impressão de ter substância e resistência em um pequeno volume.

​

CARACTERÍSTICAS: dotado de coragem e aptidão ao trabalho.

​

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: sociável e amistoso, jamais tímido ou agressivo.

​

CABEÇA: cabeça que, pelo seu aspecto e formato, lembra a da raposa, com uma expressão viva e inteligente. O crânio é bastante largo e chato entre as orelhas; o stop é moderadamente marcado. A cana nasal deve medir três quintos do comprimento do crânio. O focinho vai se afilando ligeiramente em direção a trufa que deve ser preta.

​

  • Maxilares / Dentes: fortes com uma perfeita, regular e completa mordedura em tesoura , isto é, os incisivos superiores recobrem os inferiores em contato justo e são inseridos ortogonalmente aos maxilares.

  •  Olhos: bem inseridos, redondos, de tamanho médio, de cor marrom, com tonalidade conforme a cor da pelagem.

  •  Orelhas: portadas eretas, de tamanho médio, ligeiramente arredondadas.uma linha que venha da ponta da trufa através dos olhos, se estendida, passa através ou muito próximo da ponta da orelha.

​

 PESCOÇO: de bom comprimento.

​

 TRONCO: de comprimento médio e costelas bem arqueadas. O lombo não é curto.Visto de cima, o tronco é ligeiramente mais afilado no posterior. A linha superior é horizontal. O peito é largo e profundo, bem descido entre os membros anteriores.

​

CAUDA: curta. Preferencialmente natural.

Cortada: curta.

Não Cortada : inserida em linha com a linha superior, portada baixa e não curvada sobre o dorso. Quando em movimento, é portada em linha com o dorso; baixa quando em repouso. Inserção muito alta ou muito baixa é indesejável.

​

 MEMBROS

  • ANTERIORES: os antebraços são curtos e os mais retos possíveis; o braço se adapta ao formato do peito. De ossatura robusta até as patas. Os cotovelos trabalham bem ajustados ao tórax. Os ombros são bem inclinados fazendo um ângulo de 90° com os braços.

  • POSTERIORES: fortes e flexíveis com joelhos bem angulados. Os membros são curtos com boa ossatura até as patas. Vistos por trás, os metatarsos são retos.

  • PATAS: ovais, dígitos são fortes, bem arqueados e compactos. Os dois dígitos mediais são ligeiramente maiores em relação aos dois distais. As almofadas plantares são fortes e bem arqueadas. As unhas são curtas.

  • ​

MOVIMENTAÇÃO: passadas fluentes e ativas, os cotovelos trabalhando rentes ao tórax. Os anteriores alcançam bem a frente sem se elevarem muito do solo, em harmonia com a propulsão dos posteriores.

​

PELAGEM

  • Pêlos: de comprimento médio, retos com o subpêlo denso; jamais macios, ondulados ou muito duros ("pêlo de arame").

  • Cor: as cores são uniformes: vermelho, fulvo encarvoado, fulvo, preto e castanho, com ou sem manchas brancas nos membros, no peito e no pescoço. Admite-se um pouco de branco na cabeça e sobre o focinho.

​

TAMANHO / PESO

Aproximadamente: 25,4 cm a 30,5 cm.

Peso: Machos: 10 a 12 kg.

Fêmeas: 10 a 11 kg.

​

FALTAS: qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade e na saúde e bem estar do cão.

​

NOTAS: Os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem desenvolvidos e acomodados na bolsa escrotal.

Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado.

​

​

​

​

​

CAVALIER KING CHARLES SPANIEL

 

APARÊNCIA GERAL:

Ativo, gracioso, bem proporcionado e de expressão doce.

 

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: Impetuoso, afetuoso e absolutamente sem medo. Alegre, amigável, não agressivo; sem nenhuma tendência ao nervosismo.

​

CABEÇA REGIÃO CRANIANA Crânio: Quase plano entre as orelhas. Stop: Pouco marcado.

 

REGIÃO FACIAL Trufa: Preta, bem desenvolvida e sem manchas.

 

Focinho: O comprimento da base do stop à ponta da trufa é de, aproximadamente, 3,8 cm. Bem afilado. A face sob os olhos é bem cheia. Qualquer tendência a ser pontudo é indesejável

 

. Lábios: Bem desenvolvidos sem serem pendentes.

 

Maxilares / Dentes: Maxilares fortes com uma perfeita, regular e completa mordedura em tesoura.

 

Olhos: Grandes, escuros e redondos sem serem proeminentes; inseridos bem afastados. ]

 

Orelhas: Longas, de inserção alta, com franjas em abundância.

 

PESCOÇO: De comprimento moderado e ligeiramente arqueado. 4 St. FCI No 136 / 12.01.2009

 

TRONCO Dorso: Nivelado. Lombo: Curto. Peito: Moderado; costelas bem arqueadas.

​

CAUDA: De comprimento proporcional ao corpo; boa inserção; portada alta, porém nunca muito acima da linha do dorso. O corte da cauda é opcional; quando operada, não deve ser removida em mais de um terço.

 

MEMBROS ANTERIORES: De ossatura moderada e retos.

 

Ombros: Bem inclinados.

 

POSTERIORES: De ossatura média. Joelhos: Bem articulados. Jarretes: Sem tendência aos jarretes de vaca ou em foice. PATAS: Compactas, com boas almofadas e bem franjadas.

 

MOVIMENTAÇÃO: Livre e elegante em ação, com muita propulsão nos posteriores. Anteriores e posteriores movem-se paralelamente quando vistos pela frente ou por trás.

 

PELAGEM Pelo: Longo, sedoso, sem cachear. Admite-se uma ligeira ondulação. Franjas abundantes. Os exemplares deverão apresentar-se livres de trimming.

 

COR: As cores reconhecidas são: • Preto e castanho: Preto brilhante com marcações em castanho acima dos olhos, nas faces, face interna das orelhas, no peito, nos membros e sob a cauda. A cor castanho deve ser brilhante. Marcas brancas são indesejáveis. 5 St. FCI No 136 / 12.01.2009

• Rubi: Unicolor vermelho intenso. Marcas brancas são indesejáveis.

• Blenheim: Marcas castanho vivo, bem distribuídas sobre o fundo branco pérola. As marcas se dividem de maneira igual na cabeça, deixando um espaço entre as orelhas para uma marca ou mancha em forma de losango muito apreciada (a única característica da raça). •

•Tricolor: Preto e branco, bem distribuídos com marcações em castanho acima dos olhos, nas faces, na face interna das orelhas, parte interna dos membros e sob a cauda. Qualquer outra cor ou combinação de cores é altamente indesejável.

 

PESO: 5,4 a 8 kg. É desejável um cão pequeno e bem balanceado, dentro destes pesos.

 

FALTAS: Qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem estar do cão.

 

FALTAS DESQUALIFICANTES

• Agressividade ou timidez excessiva.

• Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado.

 

NOTAS: • Os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal.

• Somente os cães clinicamente e funcionalmente saudáveis e com conformação típica da raça deveriam ser usados para a reprodução.

bottom of page